O furacão atingiu a costa do Texas com ventos máximos sustentados de 215 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA. O pânico e a ansiedade se apossaram dos moradores do Texas depois de dias de advertências sobre possíveis efeitos do furacão Harvey neste fim de semana. Centenas de pessoas já estão em albergues, enquanto milhares prepararam suas casas para enfrentar um potencial desastre e catástrofe. O gerente da cidade de Rockport, na qual o furacão Harvey já tocou o solo, afirmou a rede de televisão CBS News a poucos instantes que pessoas estão presas dentro de um complexo de habitação em que o telhado caiu e equipes de resgate não conseguem entrar no local.
Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Furacão Harvey toca o solo no Texas; furacão é o mais poderoso com ventos máximos sustentados de velocidade de 215 km/h a atingir os EUA em anos. Nível do mar pode subir até quatro metros em algumas áreas e condados ordenam saída imediata dos moradores.
Fontes: https://brasil.elpais.com/ – http://g1.globo.com/
O pânico e a ansiedade se apossaram dos moradores do Texas depois de dias de advertências sobre possíveis efeitos do furacão Harvey neste fim de semana. Centenas de pessoas já estão em albergues, enquanto milhares prepararam suas casas para enfrentar um potencial desastre. Os supermercados de Houston estão com as prateleiras sem água, leite e artigos não perecíveis, enquanto a demanda dos habitantes da cidade e dos subúrbios continua aumentando.
- Furacão Harvey ganhou força e atingiu categoria 4; presidente Trump assina proclamação de desastre para o Texas
- ‘Inundações catastróficas’ são esperadas devido à chuva pesada e ao surgimento da tempestade, segundo o NHC bem como a elevação das águas do oceano no litoral
As filas nos postos de gasolina começaram desde quinta-feira, depois de dois relatórios sobre a magnitude que o furacão alcançaria. Por volta do meio dia desta sexta-feira, o Harvey já era de categoria 3, com ventos de 195 quilômetros por hora. Durante a tarde, atingiu a categoria 4 e já é o furacão mais poderoso a tocar terra nos Estados Unidos desde o Wilma, em 2005. Passou de tempestade tropical a potencial desastre em apenas 24 horas, fortalecido pela temperatura elevada da água, de um modo incomum (de novo) no Golfo do México.
As projeções meteorológicas alertam para mais de 60 centímetros de água decorrente das chuvas. O Serviço Nacional de Meteorologia (NOAA) prognosticou “inundações com efeitos catastróficos e que ameaçam a vida” em zonas do sul do Texas, cheio de pequenos povoados pesqueiros à mercê do mar. O furacão provocará um aumento repentino do nível do mar que pode chegar a quase quatro metros em alguns pontos.
Em 2005 o furacão Katrina tocou terra em Nova Orleans com categoria 3. O rompimento da represa que protege a cidade do mar provocou uma catástrofe: mais de 1.200 mortes e $ 108 bilhões de dólares (340 bilhões de reais) em prejuízos.
O Governo do Texas insistiu em que as pessoas têm de se preparar para o pior. Em uma mensagem nesta sexta-feira pela manhã o governador do Estado, Greg Abbot, fez um chamado a todos para se prepararam. “Peço aos texanos que estejam no caminho do Harvey que sigam os alertas e ordens de saída dados pelas autoridades locais antes que a tempestade toque terra”, disse. Abbott declarou zona de desastre 30 condados e pôs o Centro de Operações do Departamento de Segurança Pública em nível de alerta.
Prevê-se que as áreas costeiras sejam as mais afetadas. A cidade de Port Aransas e os condados de Calhoun, Brazoria, Refugio, Jackson, Nueces, San Patricio e Matagorda emitiram na quinta-feira ordem obrigatória de saída para as pessoas que vivem na área do Golfo do México e do canal intercosteiro.
As cidades de Galveston e Corpus Christi fizeram um chamado para saída voluntária da população. Todos os distritos escolares de Houston e seus subúrbios suspenderam as aulas nesta sexta-feira. As autoridades também pediram aos moradores que se preparem para cortes de luz e água por vários dias.
A cidade de San Antonio, no interior, começou a receber moradores de áreas costeiras em diversos abrigos. A área urbana tem a designação de federal e estatal como centro de evacuação. Segundo o prefeito, Ron Nirenberg, há 6.000 camas preparadas para receber as pessoas deslocadas.
Em Houston, o prefeito Sylvester Turner desmentiu rumores na mídia social em relação aos efeitos do Harvey. “Não foi emitida uma ordem de esvaziamento para a cidade e não estamos pensando nisso no momento”, declarou.
Houston é a quarta maior cidade dos Estados Unidos e tem o maior complexo de refinarias e petroquímicos do país. O canal de barcos em Houston tem centenas de tanques de armazenamento de petróleo e produtos químicos. Se algum dos tanques sucumbe em decorrência das inundações, poderia afetar milhares de pessoas em áreas próximas, segundo uma investigação realizada pelo Propublicae o Texas Tribune.
Em 2005 as inundações causadas pelo Katrina levaram à ruptura de um tanque de petróleo no canal de Houston, afetando 1.700 residências.
Em junho passado, o encarregado de terras do Estado, George P. Bush, fez um chamado a líderes locais para financiar um sistema de barreira costeira para o Texas. “Somos tão vulneráveis a uma grande tempestade como éramos em 2008, e estas são más notícias”, disse.
Enquanto isso, os preços da gasolina já começaram a subir no Estado. Refinarias no setor de Corpus Christi, como a Citgo Petroleum, Flint Hills e Valero Energy, suspenderam temporariamente a produção. Mais de 25% da gasolina disponível para os Estados Unidos é refinada na costa do Golfo do Texas, segundo o Departamento de Energia.
O gerente da cidade de Rockport, na qual o furacão Harvey tocou o solo, afirmou a rede de televisão CBS News a poucos instantes que pessoas estão presas dentro de um complexo de habitação em que o telhado caiu e equipes de resgate não conseguem entrar no local. A brasileira Camila Machado, que mora em Houston, Texas, diz que alimentos estão em falta nos mercados e teve dificuldade até para abastecer o carro na quinta.
Antes mesmo de o furacão tocar o solo, a força de seus ventos eram reportados ao longo da Costa do Texas. O Harvey é o 1º furacão a atingir os EUA com intensidade desde 2008 e o 1º furacão de categoria 4 a atingir o Texas desde o Carla, em 1961, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.
O Harvey se tornou o furacão mais perigoso nos EUA em 12 anos. É esperada uma catástrofe!
ATUALIZAÇÃO:
03:47 GMT: (Fonte) Grande destruição está sendo relatada desde Rockport, Texas, onde o National Weather Service diz que “os edifícios entraram em colapso com pessoas presas no interior”. O NWS também relatou “numerosas estruturas destruídas” e “detritos que enchem o ar”, enquanto o vento sopra a 125 mph ou mais de 130 mph (cerca de 210 km/h) em algumas áreas. É por isso que devemos atender os avisos de evacuação. Relatórios de colapsos de construções e explosão dos vidros das janelas dos carros da polícia em Rockport.
04:27 GMT: (Fonte) O furacão Harvey bateu na cidade de Corpus Christi. Os residentes foram instados a ferver água antes do consumo para evitar bactérias nocivas. Podemos ter que estar sentados com uma tempestade de categoria 4 no sul do Texas e o golfo do México por possivelmente 6 MAIS HORAS (Briana Whitney )
05:57 GMT (Fonte): Com as indicações iniciais, Harvey provavelmente se tornará pior do que o furacão Katrina, que atingiu a costa sudeste da América em agosto de 2005. O ciclone tropical, um dos mais mortíferos da história dos EUA, deixou mais de 1.200 mortos. LINK para mapa e imagem do Google do Furacão Harvey.
A empresa de rede elétrica local, a Ercot, agora diz que o furacão Harvey derrubou fornecimento de eletricidade para mais de 211 mil clientes. Abaixo vídeo dos intensos ventos do furacão Harvey de categoria 4 ao atingir Rockport.
05:57 GMT (Fonte): Com as ocorrências iniciais, o Harvey provavelmente se tornará pior do que o furacão Katrina, que atingiu a costa sudeste da América em agosto de 2005. O ciclone tropical, um dos mais mortíferos da história dos EUA, deixou mais de 1.200 mortos.
Pelo menos um pesquisador previu dano pesado que demoraria por meses ou mais para ser recuperado. “Em termos de impacto econômico, o furacão Harvey provavelmente estará a par com o furacão Katrina”, disse Brian McNoldy, cientista sênior de furacões da Universidade de Miami. “A área de Houston e Corpus Christi vão virar uma bagunça por um longo tempo”.
04:09 horário de Brasilia:(Globo) O furacão Harvey perdeu força e sua velocidade caiu para 185 km/h, segundo o NHC (Centro Nacional de Furações dos EUA, na sigla em inglês). Apesar de a categoria do Harvey ter caído de 4 para 3 (na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5), .o NHC afirma que o furacão continua a produzir tempestades capazes de ameaçar vidas. O furacão Harvey tocou o solo pela 2ª vez na costa nordeste da baía de Copano, segundo o NHC (Centro Nacional de Furações dos EUA, na sigla em inglês).
“Haverá muitas mudanças dramáticas no clima do planeta, muitas mudanças nas condições meteorológicas na medida em que o TEMPO DA GRANDE COLHEITA se aproxima RAPIDAMENTE ao longo dos próximos anos.
Você vai ver a velocidade do vento em tempestades ultrapassando 300 milhas (480 quilômetros) por hora, às vezes.
Deverão acontecer fortes tsunamis e devastação generalizada NAS REGIÕES COSTEIRAS, e emissão de energia solar (CME-Ejeção de Massa Coronal do Sol) que fará importante fusão e derretimento das calotas de gelo nos polos, e subseqüente aumento drástico no nível do mar, deixando muitas áreas metropolitanas submersas em todo o planeta“. Saiba mais AQUI
Muito mais informações, LEITURA ADICIONAL:
- Sagrado Feminino, as Abelhas e o mel
- Mundo já vive sexta extinção em massa – e é pior do que parece
- A vida oculta da satanista Marilyn Monroe como escrava sexual e mental – parte 3
- O sistema de controle produz zumbis
- O fim de geleiras está levando ao ressurgimento de doenças ‘adormecidas’
- Abril de 2018: Faltam apenas 08 meses
- Terra: a origem e o futuro do nosso planeta.
- Katy Perry e o Programa de Controle Mental Monarch
- Projeto Montauk – O Controle da Mente
- O planeta no limiar de catastróficas mudanças geofísicas
- Ativando a Glândula Pineal (a Visão Espiritual) e o Corpo de luz
- Oceano recua na costa do Uruguai, o mesmo ocorre com Rio Guaiba em P. Alegre…
- Oceano também esta recuando nas praias de Sta Catarina
- Oceano também recuou centenas de metros no litoral norte de São Paulo
- Mudança nos Polos já esta acontecendo (1)
- Campo Eletromagnético da Terra está mudando rápido
- Mega Tsunami pode atingir o Brasil: Vulcão Cumbre Vieja
- Fim do Kali-Yuga, a Era da degradação, a vinda do Kalki Avatar
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.