Forte terremoto de magnitude 6,8º na escala Richter e grande profundidade, de 557 km, com epicentro na Bolívia aconteceu na manhã desta segunda-feira (2), segundo o USGS, o serviço geológico dos EUA.
Reflexos foram sentidos no Brasil, informou o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Edifícios foram esvaziados em São Paulo, Brasília e outras localidades brasileiras em vários estados em decorrência do forte abalo.
Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Terremoto com epicentro na Bolívia é sentido em diversas cidades do Brasil. Forte abalo de magnitude 6,8º, com grande profundidade, de 557 km, com epicentro no sul da Bolívia levou ao esvaziamento de prédios em diferentes localidades brasileiras, como São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Fontes: https://g1.globo.com/ – http://ds.iris.edu/
Prédios na região da Avenida Paulista e do Centro de São Paulo foram esvaziados por volta das 11h segunda-feira (2) após relatos de tremores. Não há informações sobre feridos. Um terremoto de 6,8 graus foi registrado na Bolívia. O Prédio da Petrobras no número 901 da Avenida Paulista, e do Ministério Público na Rua Riachuelo, no Centro, foram esvaziados.
O capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros em São Paulo, afirmou que a corporação recebeu chamados de tremores na Paulista, Centro, além da Vila Maria, na Zona Norte e Anália Franco, Zona Leste, entre outros locais.
“Recebemos uma série de chamados de pessoas que estavam sentindo o terremoto, abalos estruturais”, disse Palumbo. Segundo o capitão, equipes dos bombeiros foram acionadas e estão nos locais, como prédios particulares e públicos, avaliando se eles sofreram algum dano estrutural.
DATE and TIME (UTC) | LAT | LON | MAG | DEPTH km |
DIST km |
LOCATION (Shows interactive map) |
IRIS ID (Other info) |
---|---|---|---|---|---|---|---|
02-APR-2018 13:40:34 | -20.64 | -63.01 | 6.8 | 557 | 0 | SOUTHERN BOLIVIA | 10723241 |
Terremoto na Bolívia
Segundo o USGS, o terremoto aconteceu às 9h40 pela hora local (10h40 de Brasília) e teve epicentro no sul boliviano, a 13 km de uma localidade chamada Carandayti, com uma profundidade de 557 km. O jornal local “El Deber” informou que, pela força do abalo, ele foi sentido também em regiões mais ao norte do país, como Cochabamba. A região do epicentro é próxima do norte paraguaio.
Um funcionário do Observatório de San Calixto ouvido pelo “El Deber” disse que não há, até o momento, informações sobre danos a pessoas ou estruturas na Bolívia.
Reflexos no Brasil
Veja abaixo como o tremor foi sentido em diferentes localidades brasileiras:
- Brasília: Foram esvaziados os prédios do SCS, além das sedes da Infraero, da Terracap, da Secretaria de Segurança Pública e do Ministério da Justiça. O tremor também foi sentido por pessoas que estavam no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no Aeroporto Juscelino Kubitschek e em Taguatinga Norte.
- São Paulo: o prédio da Petrobras, no número 901 da Avenida Paulista, foi esvaziado, assim como o do Ministério Público na Rua Riachuelo, no Centro. Moradores da Zona Oeste da capital disseram que precisaram deixar os prédios em que estavam por causa de tremores. “Estávamos no 13º do Prédio da Gazeta, na Paulista, e achei que estava passando mal. Parecia que estava meio bebâdo. Perguntei para os outros, e também sentiram balançar”, disse Cristiano Ferreira da Silva, 44, técnico de telecomunicações. Em Marília, no interior, o prédio da prefeitura foi esvaziado. Houve também relatos de tremor em São Carlos.
- Minas Gerais:pelo menos um prédio foi esvaziado em Belo Horizonte. Em Uberlândia, um dos edifícios da empresa Algar tremeu e precisou ser evacuado. Um leitor do G1 informou que o imóvel, conhecido como CSC, chegou a balançar três vezes por volta das 10h40. Em Araxá, um centro comercial foi esvaziado. Funcionários disseram que mesas e cadeiras chegaram a se mover durante o tremor.
- Paraná:prédios foram esvaziados em Umuarama, na região noroeste, Maringá, no norte, e em Cascavel, na região oeste. Com menos intensidade, os abalos também foram sentidos em Cianorte, no noroeste, e em Londrina, no norte.
- Rio Grande do Sul: os bombeiros de Passo Fundo receberam cerca de 10 ligações sobre o tremor, quando ele foi sentido no interior gaúcho.
- Santa Catarina: a Defesa Civil local recebeu ao menos 15 ligações com relatos de moradores sobre tremores em dois prédios de Itajaí, um no Centro e outro no bairro Vila Operária.
Segundo orientações do Corpo de Bombeiros, em casos de tremor, deve-se evacuar os prédios pelas escadas de emergência. Na sequência, acionar a brigada de incêndio para auxiliar. O prédio deve ficar esvaziado até a “checagem da edificação”. A consultora da RH Leda Oliveira sentiu o tremor na região da Avenida Paulista:
O técnico de telecomunicações Cristiano Ferreira da Silva, 44, trabalhava no número 900 da Avenida Paulista quando sentiu o tremor. Ele achou que estava passando mal.
Nadilza, aluna da Faculdade Anhembi Morumbi, no Centro, afirmou que após o tremor no prédio os “alunos desceram correndo”. Moradores da Zona Oeste da capital e funcionários da USP, no Butantã, também relatam que precisaram deixar os prédios em que estavam por causa de tremores.
PARA FINALIZAR ESTE POST UMA MÚSICA MUITO APROPRIADA PARA O MOMENTO:
“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”. Apocalipse 3:3
Saiba mais, leitura adicional:
- Abril de 2018: Falta menos de 01 mes
- O planeta no limiar de catastróficas mudanças geofísicas…
- Um Novo Ciclo se inicia
- Abracem com responsabilidade a Sala de Aula que é a Terra
- A Separação Começou e é inevitável
- A Magia da Paz Interior
- Karma, Consciência, Amor, Alegria …
- Oceano também esta recuando nas praias de Sta Catarina
- Oceano também recuou centenas de metros no litoral norte de São Paulo
- Fenômenos oceânicos raros no litoral do sul e sudeste intrigam especialistas
- Mudança nos Polos Magnéticos já esta acontecendo (1)
- Oceano também recuou na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
- Oceano recua (“Maré Baixa”) e expõe barco naufragado no litoral do Paraná
- Reversão dos polos magnéticos: claros sinais no “litoral do Brasil”
- Oceano recua em Guarujá e revela raro tesouro arqueológico
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e a citação das fontes.