Um terremoto de magnitude moderada causou pequenos danos em alguns edifícios do centro da Itália e obrigou o fechamento de várias escolas nesta terça-feira (10). Não há informação sobre feridos. O tremor atingiu magnitude 4,7º na escala Richter, segundo o serviço geológico dos EUA (USGS). A circulação de trens em algumas rotas ferroviárias também foi suspensa como medida de precaução, já que se trata de uma região que registra habitualmente uma grande atividade sísmica e que foi severamente atingida por um forte tremor em 24 de agosto de 2016 causando grande destruição e elevado número de vítimas (299 mortos).
Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Terremoto atinge o centro da Itália, provoca danos em prédios e fecha escolas. Tremor desta terça atingiu magnitude 4,7. Serviço ferroviário foi suspenso por precaução.
Fontes: https://g1.globo.com/ – http://www.corriere.it/
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) italiano informou que o tremor aconteceu às 05:11 horas (horário local, 03:11 horas de Brasília) com epicentro a 2 km da cidade de Muccia, na província de Macerata, e a uma profundidade de 9 km.
Também foi sentido nas cidades vizinhas como Pieve Torina e Pievebovigliana, e em geral nas regiões centrais de Marcas e Úmbria. “Hoje fechamos as escolas. É preciso ver se não há danos antes de permitir a entrada das crianças”, disse o prefeito de Pieve Torina, Alessandro Gentilucci.
Gentilucci confirmou que as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão verificando se houve danos nas casas e também nos abrigos de emergência que o governo entregou para as pessoas que tiveram que deixar seus lares após o forte terremoto que atingiu Amatrice. Em dia 24 de agosto de 2016, esse tremor que atingiu o centro do país deixou 299 mortos.
No município de Muccia, caiu o pequeno campanário da igreja do século XVII de Santa Maria di Varano, informou o prefeito, Mario Baroni, e acrescentou que as verificações pertinentes estão sendo realizadas para determinar se alguma estrutura tem risco de desabamento.
Gianluca Pasqui, prefeito da pequena cidade de Camerino, já fortemente abalada pelo terremoto de agosto de 2016, proibiu aos cidadãos de entrar na área que foi então reduzida a escombros e explicou que agora se está constatando que não haja danos também nas casas afastadas do centro que ficaram em pé.
Desde que aconteceu o terremoto, o INGV registrou mais de vinte réplicas acima de magnitude 2. O instituto explicou que este terremoto está enquadrado “na sequência que foi ativada no dia 24 de agosto de 2016”, data do terremoto que além de devastar Amatrice, provocou a destruição do centro histórico de cidades como Pescara del Tronto e Arquata del Tronto.
Terremoto e as queixas no Facebook: “Nas novas casas tudo caiu”
Já há alguns meses, a Sra. Ebe está morando em uma das casas de Sae (soluzioni abitative in emergenza – soluções de moradia de emergência), construídas para pessoas deslocadas pelo terremoto de 24 de agosto de 2016:
“O choque que senti no final da noite foi aterrorizante”.
“Eu gostaria de sair daqui, eu não posso mais viver com terremotos”: Ebe Meo, aposentada por Muccia, está exausta imediatamente depois de ter guardado o carro e dois vasos de gerânios que estavam dentro da garagem do sua casa já destruída pelo terremoto de 2016, do lado de fora da “zona vermelha” do centro histórico de Muccia, a cidade mais próxima do terremoto de 4.7º que atingiu esta madrugada a área entre Umbria e Marche, já fortemente marcada pelos tremores de dois anos atrás.
A Sra Ebe há vários meses vivendo em uma das casas Sae, soluções de habitação de emergência, construído para os deslocados, “O choque que senti no final da noite foi terrível – ainda visivelmente preocupada ela disse – que tem se assustado de tudo, na pequena casa parecia muito mais forte do que em outras casas normais, mas é claro que é mais seguro”.
Há 3.021 soluções de habitação de emergência (Sae) entregues até março, para os prefeitos dos municípios afetados pelo terremoto na região central da Itália: 500 estão faltando dos solicitados. As obras foram concluídas em 164 áreas. Outras 442 Sae foram instalados, mas ainda não foram entregues, uma vez que a conclusão da última fase das obras de urbanização é esperada. No momento podemos falar de um total de 3.463 Sae, igual a 94,5% da quantidade encomendada. 78% já estão sendo usados.
TERREMOTO DE 6,2º RICHTER SURPREENDEU OS HABITANTES DA ZONA CENTRAL DO CHILE
Na manhã desta terça-feira, por volta das 7,19 da manhã, foi percebido um terremoto de intensidade média na região centro-norte do país.
Equipos municipales desplegados en terreno despejando rutas afectadas por rodados tras el sismo de 6.2 que tuvo como epicentro a Punitaqui #MontePatria pic.twitter.com/TC70pJjnPG
— MUNICIPIOMONTEPATRIA (@MUNIMPATRIA) April 10, 2018
Segundo informações do Centro Nacional de Sismologia, o movimento telúrico teve magnitude de 6,2 ° de magnitude na escala Richter, com epicentro a 35 quilômetros a sudoeste de Punitaqui, na região de Coquimbo. No site da mesma agência, foi detalhado que a profundidade do tremor era de 75,8 km.
Como o Onemi publicou, o SHOA confirmou que “as características do terremoto não satisfazem as condições necessárias para gerar um tsunami nas costas do Chile”. A mesma entidade, disse que no momento, “nenhum dano é comunicado às pessoas, alteração de serviços básicos ou infra-estrutura resultante deste terremoto.” Os órgãos técnicos estão avaliando a situação regional.
Saiba mais, leitura adicional:
- Abril de 2018: Falta menos de 01 mes
- O planeta no limiar de catastróficas mudanças geofísicas…
- Um Novo Ciclo se inicia
- Abracem com responsabilidade a Sala de Aula que é a Terra
- A Separação Começou e é inevitável
- A Magia da Paz Interior
- Karma, Consciência, Amor, Alegria …
- Oceano também esta recuando nas praias de Sta Catarina
- Oceano também recuou centenas de metros no litoral norte de São Paulo
- Fenômenos oceânicos raros no litoral do sul e sudeste intrigam especialistas
- Mudança nos Polos Magnéticos já esta acontecendo (1)
- Oceano também recuou na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
- Oceano recua (“Maré Baixa”) e expõe barco naufragado no litoral do Paraná
- Reversão dos polos magnéticos: claros sinais no “litoral do Brasil”
- Oceano recua em Guarujá e revela raro tesouro arqueológico
- Terremoto na Bolívia é sentido em diversas cidades de vários estados do Brasil.
- São Paulo, prédios são evacuados na Av. Paulista devido a forte terremoto na Bolívia
- Terremotos sacodem prédios em Brasilia, tremores são reflexo de terremoto de 6,8º na Bolívia.
- África está se dividindo em duas partes? (Fotos, Vídeo)
- Antártida sofre degelo subaquático
- Terremoto de 5,3º em Los Angeles põe região em alerta máximo para evento “Big One”
- Brasil tem, sim, Terremotos – e há registro até de tremor com ‘tsunamis’
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.