Autoridades contabilizaram 69 vítimas fatais, e identificação dos corpos pode levar semanas. Mais de 3.200 habitantes da região tiveram de deixar suas casas devido às cinzas e à fumaça. O vulcão da Guatemala entrou em erupção violentamente hoje, vomitando cinzas vulcânicas e lava em áreas residenciais locais. O vulcão, a apenas 40 quilômetros da capital da Guatemala, explodiu nas primeiras horas da manhã. Imagens de satélite capturaram o momento em que a explosão mortal ocorreu. Uma grande coluna de fumaça e cinzas pode ser vista saindo do vulcão, chovendo rocha vulcânica e cinzas sobre as aldeias locais.
Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Aumenta número de mortos (já são 69 vítimas) por erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala
Fonte: http://p.dw.com/p/2ywSF
O número de mortos pela erupção do Vulcão de Fogo subiu para ao menos 69 pessoas, segundo balanço do Instituto de Ciências Forenses (Inacif) da Guatemala divulgado na noite desta segunda-feira (04/06). Ao menos outras 46 pessoas foram registradas como feridas.
O diretor do Inacif, Fanuel Garcia, comunicou que apenas 17 das 69 vítimas fatais já foram identificadas. Garcia explicou que as autoridades estão tentando identificar os corpos por meio de testes de DNA e outros métodos científicos. Ele acrescentou que a falta de eletricidade na região torna as buscas praticamente impossíveis durante a noite.
“Há corpos que chegaram queimados, alguns com características irreconhecíveis”, disse Garcia ao explicar a dificuldade na tarefa de reconhecimento. O especialista reconheceu que a identificação em alguns casos “pode levar semanas, enquanto são preparados métodos científicos em instalações apropriadas para proteger os corpos”.
Rescuers pull bodies of both children and adults from the ash of Guatemala’s volcano. https://t.co/ikCoriN3Il pic.twitter.com/xR2z5bWxbW
— The Associated Press (@AP) 4 de junho de 2018
O Congresso da Guatemala declarou estado de calamidade nos três departamentos próximos ao Vulcão de Fogo: Sacatepéquez, Escuintla e Chimaltenango. A medida permitirá ao governo federal realizar trabalhos de resgate e de recuperação das regiões afetadas.
O vulcão, situado a oeste da Cidade da Guatemala, entrou em violenta erupção no domingo, cobrindo vilarejos próximos de cinzas incandescentes e lava, dando pouco tempo aos residentes para fugir. Muitos foram pegos de surpresa e não conseguiram evacuar do local à tempo.
O Instituto de Sismologia guatemalteco anunciou que o vulcão, de 3.763 metros de altura, está voltando à atividade normal, mas advertiu que as ravinas, de até 80 metros de profundidade, estão cheias de matéria vulcânica, e não excluiu a ocorrência de uma nova erupção.
PV/efe/lusa/dpa
Muito mais informações, leitura adicional:
- Forte Terremoto de 6,9º no Hawai, com erupção do vulcão Kilauea
- Vulcão Kilauea abre mais fendas em erupções no Hawai
- Havaianos recebem ordem de retirada por aumento de erupções do vulcão Kilauea
- Hawai: Pedras voadoras e nuvens de cinzas, a nova ameaça explosiva do vulcão Kilauea
- Erupção vulcânica no Havaí foi intencionalmente desencadeada para gerar Megatsunami?
- Risco de erupção explosiva do vulcão do Havaí subindo
- Entendendo a ciência por trás do vulcão Kilauea em erupção do Havaí
- Ataque nuclear no Havaí foi frustrado pelo SSP ou extraterrestres ?
- Arma baseada no espaço foi usada contra míssil que foi lançado em ataque ao Havaí?
- Quem disparou o míssil contra o Hawai: Deep State…?
- Volcan del Fuego, na Guatemala entra em erupção, com dezenas de feridos, desaparecidos e mortos
- Volcan del Fuego na Guatemala deixa 25 mortos. Mais de 1,7 milhão de pessoas devem ser afetadas pela erupção
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.