Um forte terremoto de magnitude 6,4º na escala Richter acabou de atingir o sul da Califórnia nessa quinta-feira, o maior temor a atingir a região em décadas. O terremoto ocorreu às 10h33 hora local (14:33 horário de Brasilia) foi centrado no Vale de Searles, uma área remota do condado de Kern, a cerca de 160 quilômetros de Los Angeles, e foi sentido em lugares distantes como Long Beach e Las Vegas. O terremoto foi o maior no sul da Califórnia desde o terremoto de 6,6º de Northridge em 1994, que matou dezenas e causou bilhões de dólares em danos. Mas o terremoto de Northridge atingiu o centro de uma área povoada, enquanto o terremoto dessa quinta-feira tem seu epicentro localizado longe da área metropolitana de Los Angeles.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Maior terremoto em décadas atinge o sul da Califórnia, medindo magnitude 6,4º na escala Richter
https://edition.cnn.com/ e https://www.latimes.com/
Um forte terremoto com uma magnitude inicial de 6,4º na escala Richter atingiu o sul da Califórnia, cerca de 150 milhas ao norte de Los Angeles, na quinta-feira de manhã (hora local), de acordo com o US Geological Survey.
Relatos de danos espalhados rolaram ao meio-dia. Pelo menos quatro grandes tremores secundários foram registrados, medindo 4,7º, 3,5º, 3,8º e magnitude 4,2º, disseram as autoridades. O terremoto foi sentido no centro de Los Angeles como um terremoto que fez os edifícios balançarem de um lado para o outro por pelo menos alguns segundos.
Diane Ruggiero, gerente geral do Hampton Inn e Suites Ridgecrest em Ridgecrest, disse Paul Vercammen da CNN que o hotel tem danos significativos. “Os candelabros ainda estão balançando”, disse ela cinco minutos depois do terremoto, às 10h33. “O chão ondulou.” O Aeroporto Internacional de Los Angeles disse que nenhum dano foi reportado nas pistas. “As operações continuam normais”, twittou.
Tremor foi sentido em Las Vegas
Trona, uma comunidade sem personalidade jurídica no Condado de San Bernadino, “sofreu diversos graus de danos”, mas nenhum ferido foi relatado ainda, segundo a conta do San Bernadino County Fire verificada no Twitter.
O departamento de bombeiros informou “rachaduras menores (em prédios); canos de água quebrados; linhas de energia derrubadas; queda de pedras em barreiras em certas estradas” nas comunidades do noroeste do condado.O epicentro do terremoto foi sentido cerca de 60 milhas (96 km) norte-noroeste de Barstow.
O Serviço Nacional de Meteorologia twittou que o terremoto também foi sentido em Las Vegas, acrescentando que “até agora não houve relatos de danos significativos”. Um tsunami não é esperado, de acordo com o National Tsunami Warning Center.
Houve pelo menos 25 tremores secundários, segundo o geofísico William Yeck, da USGS. Ele foi chamado para trabalhar no escritório da agência em Golden, Colorado. “Estamos recebendo muitas chamadas de emergência”, disse ele.
Não ficou claro se o tremor causou danos ou ferimentos. Autoridades de Los Angeles disseram que não receberam relatos de grandes danos. Na área de Los Angeles, o terremoto foi lento e constante, durando cerca de 30 segundos.
Been living in Los Angeles all my life. That was the longest earthquake I’ve ever experienced. Not jerky. Smooth and rolling. But it was loooong. It was so long I thought for the first time ever “Is this the big one?” Damn. Respect Mother Nature. She’s the boss.
— Ava DuVernay (@ava) 4 de julho de 2019
O terremoto foi centrado a 10 milhas a nordeste de Ridgecrest, na Califórnia, uma cidade de cerca de 29 mil habitantes no condado de Kern, conhecida principalmente como uma pequena cidade para esquiadores e snowboarders de Los Angeles a Mammoth.
O terremoto foi centrado a cerca de 90 milhas a nordeste de Bakersfield e 125 quilômetros ao norte de Los Angeles. O terremoto foi sentido amplamente em toda a área de Los Angeles, disse o sismólogo Egt Hauksson, da Caltech.
É improvável que haja danos significativos em uma grande área urbana, dado que o terremoto foi centrado em uma área tão remotamente povoada. A área que se rompeu ocorreu em uma área de falhas ligeiramente a leste da Sierra Nevada. A falha de Little Lake é uma delas e a última passou por um terremoto de magnitude 6 em 1984, disse Hauksson.
Agências locais de emergência foram inundadas com ligações, e as autoridades pediram que as pessoas usem apenas o 911 para emergências. “Estamos muito conscientes do significativo terremoto que ocorreu no sul da Califórnia. Por favor, NÃO chame 9-1-1, a menos que haja ferimentos ou outras condições perigosas. Não ligue para perguntas, por favor ”, disse o LAPD em um comunicado.
“Haverá muitas mudanças dramáticas no clima do planeta, muitas mudanças nas condições meteorológicas na medida em que o tempo da grande colheita se aproxima muito rapidamente ao longo dos próximos anos. Você vai ver a velocidade do vento em tempestades ultrapassando 300 milhas (480 quilômetros) por hora, às vezes. Deverão acontecer fortes tsunamis e devastação generalizada NAS REGIÕES COSTEIRAS, e emissão de energia solar (CME-Ejeção de Massa Coronal do Sol) que fará importante fusão e derretimento das calotas de gelo nos polos, e subseqüente aumento drástico no nível do mar, deixando muitas áreas metropolitanas submersas em todo o planeta“. SAIBA MAIS no LINK
Muito mais informações, LEITURA ADICIONAL
- Sol Central da Galaxia emitiu Poderosa Onda de energia
- Campo magnético está mudando. Os polos mudarão a qualquer momento.
- As Manchas Solares e os Ciclos de Atividade do SOL
- Supertempestade Solar poderia causar o caos
- As Manchas Solares e os Ciclos de Atividade do SOL
- Especialistas preveem um Ciclo de Mínimo Solar longo e profundo
- Iminente Flash Solar (FLARE) é apoiado por Insider e estudos acadêmicos
- Raios cósmicos causam flares solares e mudanças dos pólos
- “Desapego” é a chave para a Paz Interior numa civilização “Prostituída”
- Fim do Kali-Yuga, a Era da degradação, a vinda do Kalki Avatar
- Momento da escolha FINAL entre Tribulação ou Transmutação: Voce decide!
- “O Dia Depois de Amanhã”: Algo estranho acontece com a Corrente do Golfo
- As grandes mudanças se aproximam rapidamente. Voce está preparado?
- O Colapso da nossa civilização já começou
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.