O Kilauea, o vulcão que está em erupção na Ilha do Havaí desde a semana passada (03-05), já forçou a evacuação de cerca de 2.000 pessoas e a destruição de mais de duas dúzias de casas. Agora há uma nova ameaça no horizonte: uma explosão violenta. O vulcão Kilauea pode experimentar eventos mais violentos como resultado de algo chamado de Erupção Preatomagmática, que ocorre quando magma quente interage com a água, expelindo cinzas e cuspindo rochas no céu.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Pedras voadoras e nuvens de cinzas: a nova ameaça explosiva do vulcão Kilauea. Água misturada com magma é uma combinação perigosa. Especialistas alertam os moradores para ficarem fora: “Você não quer estar debaixo de qualquer coisa que pesa 10 toneladas quando está voando a 120 mph”.
Nicole Mortillaro · Notícias da CBC ·
O Kilauea – que está em estado quase constante de erupção há mais de 30 anos – não é um vulcão que normalmente explode de forma explosiva expelindo uma nuvem de cinzas e lava, da maneira que a maioria das pessoas imagina. Em vez disso, experimenta erupções efusivas, onde o magma se move ao longo de fendas abaixo da superfície antes de subir e empurrar através de fissuras na terra. (Uma vez acima da superfície, é chamado de lava e se move lentamente pelo chão à medida que se expande, muitas vezes fluindo para baixo.)
O Kilauea pode, no entanto, experimentar eventos mais violentos como resultado de algo chamado de Erupção Preatomagmática, que ocorre quando magma quente interage com a água, enviando cinzas e cuspindo pedras no céu.
Os vulcanólogos acreditam que essas explosões acontecem quando um lago de lava – um grande volume de lava derretida, muitas vezes contido em uma cratera ou gotas de ventilação vulcânica – e as águas subterrâneas são capazes de penetrar no tubo resultante, ou tubo de lava. A água ferve instantaneamente quando entra em contato com o magma, resultando em uma mistura violenta das duas substâncias.
Enquanto isso, se as rochas e outros sedimentos caírem para dentro, bloqueando o vapor que está sendo criado, uma pressão intensa se acumula. É eventualmente liberada através de uma enorme explosão, enviando vapor extremamente quente, pedras, gases e cinzas vulcânicas para cima.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) emitiu um alerta laranja na quarta-feira, alertando que a “redução constante” do lago de lava na Cratera Overlook do Kilauea “elevou o potencial para erupções explosivas nas próximas semanas”. Funcionários da agência não estimariam a probabilidade de tal explosão, mas a chamam de “possibilidade distinta”.
O vulcão já experimenta pequenas explosões .
“O que nós já temos visto é que pedaços das aberturas circundantes estão apenas caindo fora na lava e é por isso que estamos percebendo essas pequenas explosões”, disse Jessica Johnson, uma vulcanóloga da Universidade de East Anglia, no Reino Unido
“É como quando você deixa cair um Mentos em uma garrafa de Coca-Cola: começa a fazer bolhas. Isso é o que está acontecendo no momento, mas estas são apenas pequenas erupções.”
O vulcão Kilauea tem uma história de explosões de Erupção Preatomagmática. A última grande ocorreu em 1924 e durou mais de duas semanas e meia, com mais de 50 eventos explosivos. Jogou pedras tão pesadas quanto 12 toneladas para o céu.
Sinais de aviso
Na semana passada, a Ilha Grande do arquipélago do Hawai sofreu mais de 600 terremotos (um muito forte de 6,9º na escala Richter) – um sinal de que algo está ocorrendo nas profundezas do vulcão. “Os terremotos que atingem os vulcões podem nos dizer muito sobre o que o magma está fazendo enquanto se move pelas rochas”, disse Johnson à CBC News. “É uma das melhores maneiras de ver o que está acontecendo”.
Enquanto o Kilauea tem o potencial de atirar pedras e grandes rochas para o céu, ninguém mora na área próxima à cratera, parte do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, que deve ser fechado na sexta-feira.
“Por mais que … a lava se mova lentamente, há outros perigos também, como os gases tóxicos [e] as cinzas”, disse Johnson, que trabalhou anteriormente no Observatório de Vulcões do Havaí, no Kilauea, como parte de uma bolsa de pesquisa. As pessoas também devem ser cautelosas ao redor da água: uma vez que a lava interage com a água salgada, ela produz ácido clorídrico, que é tóxico.
Ainda misterioso
Se os vulcanólogos puderem entender melhor o Kilauea e as razões subjacentes para seu comportamento “aparentemente estranho”, Johnson disse que isso poderia ajudá-los a entender melhor outros vulcões.
- Risco de erupção explosiva do vulcão do Havaí subindo
- Entendendo a ciência por trás do vulcão Kilauea em erupção do Havaí
Por exemplo, ela apontou para o fato de haver dois pontos de erupção ao redor do vulcão, onde o magma tem um caminho livre para subir à superfície. Mas nunca parece tomar o caminho fácil e, em vez disso, se força através da rocha; 15 fissuras foram abertas desde que as saídas de Kilauea começaram a expelir lava em 3 de maio.
“Uma das coisas que eu amo no Kilauea é que ele é tão bem monitorado e tão bem estudado – quanto mais sabemos, mais percebemos que não sabemos nada”, disse ela.
Saiba mais:
- A Magia da Paz Interior
- Karma, Consciência, Amor, Alegria …
- Oceano também esta recuando nas praias de Sta Catarina
- Oceano também recuou centenas de metros no litoral norte de São Paulo
- Fenômenos oceânicos raros no litoral do sul e sudeste intrigam especialistas
- Mudança nos Polos Magnéticos já esta acontecendo (1)
- Oceano também recuou na Ilha do Mel, no litoral do Paraná
- Oceano recua (“Maré Baixa”) e expõe barco naufragado no litoral do Paraná
- Reversão dos polos magnéticos: claros sinais no “litoral do Brasil”
- Oceano recua em Guarujá e revela raro tesouro arqueológico
- Terremoto na Bolívia é sentido em diversas cidades de vários estados do Brasil.
- São Paulo, prédios são evacuados na Av. Paulista devido a forte terremoto na Bolívia
- Terremotos sacodem prédios em Brasilia, tremores são reflexo de terremoto de 6,8º na Bolívia.
- África está se dividindo em duas partes? (Fotos, Vídeo)
- Antártida sofre degelo subaquático
- Terremoto de 5,3º em Los Angeles põe região em alerta máximo para evento “Big One”
- Forte Terremoto de 6,9º no Hawai, com erupção do vulcão Kilauea
- Vulcão Kilauea abre mais fendas em erupções no Hawai
- Havaianos recebem ordem de retirada por aumento de erupções do vulcão Kilauea
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.